Sobre

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná.

Utilize a rolagem do mouse para acompanhar a narrativa. Para melhor visualizar a página, é recomendado a utilização do modo tela-cheia. Para isso, pressione a tecla F11 do seu teclado. 

Criado por Victor Parolin

“Não se metam a heróis” disse o professor José Nicolau dos Santos aos estudantes do recém-criado curso de Jornalismo. Era um alerta: a reitoria da Universidade do Paraná (UP) tomaria providências severas dali pra frente contra qualquer ato de rebeldia da política estudantil.

Dias antes, a carreata de tropas do general Olímpio Mourão Filho saía de Juiz de Fora com destino ao Rio de Janeiro. Foi o primeiro passo do golpe militar que tiraria do poder o presidente João Goulart. Na instituição que hoje é a Universidade Federal do Paraná, o discurso de Nicolau dos Santos deixava evidente que tudo mudava com o 1° de abril 

No comando da universidade desde 1949 estava Flávio Suplicy de Lacerda. Na madrugada do dia 15 de abril de 1964, ele ligou para a redação do extinto Diário do Paraná. Do outro lado da linha, atendeu o jornalista Carlos Danilo Costa Côrtes. Os dois se encontraram horas mais tarde no Aeroporto Afonso Pena. Às 2h30, Suplicy embarcaria em uma aeronave do Governo do Estado do Paraná rumo a Brasília. Era o primeiro ministro da Educação da Ditadura Militar. 

suplicymec-4.jpg
Capa do Diário do Paraná, 15 de abril de 1964.

Do aeroporto, Danilo voltou para a redação do Diário do Paraná. O jornal foi o único de Curitiba a noticiar naquele dia a ida do reitor a Brasília. Aquele encontro no Afonso Pena não fora o primeiro entre Suplicy e o jornalista. Na Universidade do Paraná, Danilo se formara em Direito e Filosofia. Fez parte de diretorias de partidos acadêmicos da Faculdade de Direito, foi vice-presidente do Centro Acadêmico de Filosofia e ocupou cargos no Diretório Central dos Estudantes (DCE) e na União Paranaense dos Estudantes (UPE).

Em 1955, quando entrou no Diário, Danilo acabara de ingressar no curso de Direito da UP. No jornal, herdou do colega Ayrton Baptista a responsabilidade pela coluna diária Panorama Educacional –  um comentário sobre educação e as atividades universitárias. Mais tarde, assumiu a editoria Educação e Ensino.

O principal assunto era a Universidade do Paraná. Danilo buscava botar nas páginas do Diário “tudo que ocorria na Reitoria, em todas as faculdades, departamentos e divisões da Universidade”. Conquistou a confiança absoluta do reitor, que, segundo o jornalista, passou a considerá-lo inclusive como um “consultor político”. 

Estivesse quem estivesse em seu gabinete, eu poderia entrar, com toda liberdade, e conversar com ele, interrompendo, inclusive, audiências ou reuniões com diretores e professores – o que aconteceu muitas vezes. Danilo Côrtes, no livro O Diário do Paraná na Imprensa e Sociedade Paranaenses, p. 281.

Com a confiança, veio a responsabilidade. Atendendo a uma solicitação de Suplicy, Danilo ficou encarregado pela organização de um breve curso de Jornalismo para a edição de 1963 da chamada Universidade Volante. Desde 1961, a UP mobilizava professores e funcionários para oferecer, durante uma semana no ano, cursos e atividades gratuitas no interior do estado.

Realizada em Maringá, a edição de 1963 da Volante foi uma das maiores. Vinte e oito cursos ofertados e cerca de 23 mil alunos inscritos.  Nas contas de Danilo, as palestras de jornalismo atraíram mais de três mil pessoas. Com tamanha procura, o curso teve que ser realizado na catedral da cidade, que ainda estava em construção. 

Do evento em Maringá saiu um abaixo-assinado pedindo ao reitor a criação de um curso universitário de Jornalismo na UP. A Universidade Católica – hoje PUC-PR – já oferecia a graduação.  “Nos foi entregue um manifesto com mais de três mil assinaturas, que tive a oportunidade de entregar, lá mesmo em Maringá, ao Reitor Flávio de Lacerda, que ficou entusiasmado com a ideia e com o pedido dos estudantes da região de Maringá”, escreve Danilo.

A universidade proporcionou uma resposta ainda no mês seguinte: um curso de extensão prático de Jornalismo com duração de até 90 dias. As aulas ficaram a cargo de Danilo e dos também jornalistas Nacim Bacilla Neto (Gazeta do Povo) e Emílio Zola Florenzano (Diário do Paraná).

A verdade é que a reação em maior escala já estava em andamento. Desde 1962, uma comissão – formada exatamente por Côrtes, Bacilla e Florenzano – estudava a possível implementação da graduação em Jornalismo na UP. A Volante em Maringá de 1963 e o curso de extensão daquele mesmo ano aceleraram o processo, evidenciando a alta procura por vagas.

Presidida pelo professor Brasil Pinheiro Machado, a comissão produziu um estudo defendendo a criação do curso.  O relatório foi aprovado por unanimidade pela reunião do Conselho Universitário do dia 26 de setembro de 1963. O curso de Jornalismo da Universidade do Paraná estava autorizado a funcionar. Receberia os primeiros alunos já no ano seguinte.

O primeiro vestibular aconteceu ainda nos primeiros meses de 1964. Na época, a prova não era unificada – ficava a cargo de cada faculdade o planejamento e a execução dos exames de seleção. Foi a extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (que deu origem ao que hoje é o Setor de Ciências Humanas) que abrigou o curso de Jornalismo em seus primeiros anos. 

Celso Nascimento aguardava pelo curso. Na escola, era o menor da turma. Raquítico e asmático, não frequentava sequer as aulas de ginástica. Tinha no jornalismo – ou no que achava que era o jornalismo – uma espécie de autodefesa.  Tinha os fortões que costumavam fazer bullying. Hoje a gente sabe o que é bullying.  Com minha habilidade de escrever, eu fazia o jornal da classe, gozando dos colegas e contando histórias dos professores. Isso me dava certa proteção”, relata.

Entre os irmãos, Nascimento tinha dentistas, advogados e professores. Ao mais novo, o pai desejava outro rumo profissional – longe do jornalismo. “Apresentava-me aos amigos dizendo ‘este aqui vai ser médico’… Coitado! [risos]”. Hoje, Nascimento está prestes a completar cinco décadas como jornalista. Ele não esquece como conheceu o vestibular que determinou a profissão que seguiria dali para frente.

Contando com Nascimento, a primeira turma do curso recebeu um total de 43 estudantes. As aulas eram no anfiteatro do primeiro andar do Edifício D. Pedro I, no então recente complexo da Reitoria. Apesar de ser chamado – inclusive nos registros oficiais da universidade – de curso de Jornalismo, a graduação formava os profissionais também nas áreas de Publicidade e Relações Públicas.

No Paraná – e no Brasil, como um todo – ainda eram raros os jornalistas diplomados. Vieram, então, do mercado de trabalho, os professores das matérias técnicas do novo curso. As aulas, no período da manhã, não comprometiam a jornada nas redações dos principais jornais de Curitiba. Danilo Côrtes (Diário do Paraná) e Bacilla Neto (Gazeta do Povo), por exemplo, ambos integrantes da comissão avaliadora, assumiram disciplinas. No primeiro ano, Côrtes ficou com Administração de Jornal e Publicidade. Bacilla lecionava Técnica de Jornal e Periódico.

Ronald Sanson Stresser – que em 1955 fundara o Diário do Paraná junto com o pai Adherbal Stresser – ficou com a disciplina de Técnica de Rádio e Tele-jornal. Na década de 50, Ronald Stresser dirigia a Rádio Colombo e em 1963, criou a TV Coroados, no oeste do estado.

Professores-de-19641.jpg
Relação dos professores contratados do curso de Jornalismo em 1964, o primeiro ano de funcionamento.
Fonte: Anuário 1963/1964 da Universidade do Paraná. Disponível na coleção Memória UFPR da Biblioteca Central da instituição.

A maior parte das disciplinas, porém, deixava o jornalismo em segundo plano para privilegiar temas gerais. Estas aulas evidenciavam o atrelamento do curso às Ciências Humanas e à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Os estudantes de jornalismo passaram pelas cátedras de grandes nomes da intelectualidade paranaense. Cecília Westphalen e Brasil Pinheiro Machado, por exemplo, lecionaram História Moderna e História do Brasil, respectivamente.

Passado menos de um mês desde o início do ano letivo, veio o golpe militar. Foi na aula de Geografia Humana que Celso Nascimento presenciou a advertência do professor e vice-reitor José Nicolau dos Santos. O presidente deposto João Goulart provavelmente ainda não havia alcançado o exílio no Uruguai, mas já ficara evidente a influência imediata do golpe na universidade.

Ele nos advertiu que nós não deveríamos nos meter a rabequistas, que era pra nós nos comportarmos e não sermos rebeldes, porque senão a mão pesada da Reitoria tomaria as providências. Isso ele deixou muito claro. Celso Nascimento, em entrevista.

Do lado de fora das salas de aula, o 1° de abril reverberou ainda mais alto. Com o Ato Institucional n°1, no dia 9 de abril, os militares começaram a cassar mandatos “no interesse da paz e da honra nacional”. Na sequência, deram início às levas de inquéritos policiais militares, os IPMs.

Na imprensa paranaense, o golpe atingiu em cheio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais. A diretoria eleita nas urnas em 1963 seria destituída pela força no mesmo dia do AI-1 em 1964. No lugar, assumiu uma Junta Interventora apontada pelos militares. O novo presidente era Carlos Danilo Costa Côrtes, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade do Paraná.

Segundo Danilo, em seu livro, “a junta foi formada com o objetivo de levantar provas de que a direção estava desvirtuando seu trabalho”.

O jornalista Milton Ivan Heller fazia parte em 1964 da diretoria destituída. Hoje com 84 anos, ele se recorda das acusações dos interventores. “Eles pediram ao irmão do Danilo, que era contador, para dar uma olhada nas contas do sindicato, pra ver se ‘os comunistas’ não tinham desviado algum valor. Eles diziam que a chapa que tinha sido eleita, a nossa, era a chapa dos comunistas. Bobagem. E na época, ser comunista era pior do que ser leproso”. 

O que era classificado como “subversivo” aos olhos das autoridades começava a ser reprimido. Nas universidades não foi diferente. Suplicy de Lacerda, enquanto ministro da Educação, orquestrava um meio de impedir que os estudantes pudessem, em suas palavras, “subverter as instituições nacionais ou submeter a pátria brasileira ao calvário do anti-Deus”. A medida oficial veio em novembro de 1964, com a lei n°4.464 daquele ano. Lei Suplicy, como ficou conhecida, extinguia a União Nacional dos Estudantes (UNE) e criava o Diretório Nacional de Estudantes – entidade sem autonomia e vinculado ao próprio MEC. O mesmo princípio se aplicava às uniões estaduais, como a União Paranaense dos Estudantes. 

Ao assumir o MEC, Suplicy deixou um legado expressivo na Universidade do Paraná. No primeiro período que passou à frente da Reitoria (1949 – 1964), a UP viu dobrar o número de alunos. A instituição teve mais de 5300 matriculados em 1964. A expansão da área física também acompanhou o aumento da quantidade de alunos. O complexo de prédios da Reitoria (1958), o Centro Politécnico (1961) e o Hospital de Clínicas (1961) foram todos inaugurados enquanto Suplicy era reitor. Foi também durante seu mandato que o Prédio Histórico  recebeu a atual fachada com as colunas neoclássicas, durante uma      reforma de ampliação em 1955.

No dia 23 de maio de 1964, quando acabaria o mandato de Suplicy na reitoria da UP, uma Assembleia Universitária concedeu ao então ministro da Educação o título de “Magnífico Reitor Honorário”. Em discurso na ocasião, Suplicy declarou que lhe agravada mais “ser reitor do que ministro”.

A Lei Suplicy, na prática, obrigava a UNE e as entidades estaduais, como a UPE, a atuar de maneira clandestina. “Como reitor ele até tinha um bom diálogo com professores e estudantes. Quando assumiu o MEC, revelou sua verdadeira face”, comenta Heller.  Ao mesmo tempo, a nova lei coibia qualquer tipo de manifestação estudantil.

“Art. 14° É vedada aos órgãos de representação estudantil qualquer ação, manifestação ou propaganda de carácter político-partidário, bem como incitar, promover ou apoiar ausências coletivas aos trabalhos escolares.”

Quando Noemi Osna entrou no curso de Jornalismo da UP, em 1965, encontrou o ambiente universitário já transfigurado pela ditadura. “Na época, era inclusive proibido o trote. Imagino que eles viam nessas atividades uma oportunidade que os estudantes tinham de se manifestar e protestar”.  

Danilo Côrtes, em contrapartida, manifestava abertamente suas convicções políticas dentro de sala de aula. “Ele era completamente anticomunista”, lembra Ayrton Baptista, colega de Diário do Paraná e de docência na UFPR.

Teresa Urban (1946-2013), que hoje dá nome à Comissão Estadual da Verdade do Paraná, entrou na mesma turma de Noemi. Amigas, as duas participariam ativamente no movimento estudantil nos anos seguintes. Logo em um dos primeiros dias letivos, Teresa discutiu com Danilo Côrtes. Ela relatou o episódio em entrevista ao grupo de pesquisa Jornalismo e Ditadura da Universidade Federal do Paraná.  O caso também está ilustrado no livro 1968 Ditadura Abaixo, com quadrinhos de Guilherme Caldas.

“Foi minha primeira aula com o Danilo. Ele entrou na sala e disse que tava voltando da Angola onde tinha ido a convite do governo de Portugal. Era na época da guerra de independência de Angola. Ele disse que tinha verificado que eles só usavam bombas de efeito moral. Aí eu perguntei: ‘mas eles morrem do que então?’ Aí ele me fuzilou! Foi assim meu começo no curso de Jornalismo. Tive que sair de sala.”

Aquela seria uma das últimas aulas que Teresa frequentaria. “Eu acho que desisti dois dias depois disso [risos]”, disse ao grupo de pesquisa da UFPR. A jovem continuaria, entretanto, ativa no movimento estudantil. 

A convite de Noemi, Teresa inclusive colaborou com o que seria a última edição do jornal da União Paranaense dos Estudantes (UPE). Com a Lei Suplicy, a entidade atuava clandestinamente – foi preciso imprimir os milhares de exemplares em Maringá, na gráfica de um jornal cujo dono simpatizava com os estudantes. “Era outubro de 1967. Eu e a Têre fizemos um jornal bem revolucionário”, lembra Noemi, na época no último ano da faculdade. “Tinha na capa aquelas fotos famosas dos guerrilheiros do Vietnã. E a gente botou como manchete ‘Pequeno povo camponês desafia a maior potência mundial’.

De retorno à Curitiba, a dupla de amigas ficou encarregada da distribuição. Os diretórios acadêmicos do interior do estado – filiados à UPE – aguardavam a chegada dos jornais.

“A gente ia levar alguns números e distribuir na cantina da Federal. No dia seguinte, às 6 horas da manhã, a polícia baixou lá [na UPE], claro, e levou toda a edição. E eu nunca mais vi nenhuma”, relembra Noemi. 

O ano de 1967 marca mudanças na instituição. Ela passa, finalmente, a adotar o nome de Universidade Federal do Paraná nos registros oficiais – dezessete anos após ter conseguido a federalização. Em 1967, Flávio Suplicy de Lacerda volta ao comando da universidade. Fora substituído no ministério da Educação em janeiro do ano anterior. Na cerimônia de posse do novo ministro Pedro Aleixo, o presidente Castelo Branco ressaltou a “personalidade inteiriça de patriota” de Suplicy. 

Deixa ele no Ministério a marca de realizações, de firmeza e resistência à desordem e de coerência em todas as suas atitudes. Cultura e objetividade são os traços desse homem público, a quem o Brasil deve relevantes serviços e no qual a Revolução conta um dos mais fiéis servidores. Humberto de Alencar Castelo Branco na posse do novo ministro da Educação. Palácio das Laranjeiras, 10 de janeiro de 1966.

No entanto, para o escritor Elio Gaspari, autor de uma extensa coleção sobre a Ditadura Militar, Suplicy foi “o mais catastrófico dos ministros da Educação na história da pedagogia nacional.”

Antes de deixar o MEC, Suplicy deu início a uma polêmica parceria entre o ministério e o órgão estadunidense Usaid (United States Agency for International Development). Os acordos MEC-Usaid, como ficaram conhecidos, propunham uma série de mudanças no sistema educacional brasileiro. No ensino superior, por exemplo, seria instalado um modelo universitário que seguiria as diretrizes do sistema americano. Estava aberta a porta da privatização do ensino público.

Mentor intelectual dos acordos, Suplicy agora estava novamente em pleno comando da universidade. Tinha autoridade, apoio legal e uma instituição como cobaia – tudo que precisava para tentar colocar em prática o ensino pago. Era o estopim de uma crise da qual sairia derrubado… do pedestal que seu busto em ocupava no jardim do complexo da Reitoria. Já o Suplicy de carne e osso continuaria à frente da universidade até o fim do mandato em 1971. Contava agora, porém, com uma derrota no currículo.

O plano de Suplicy entrou em execução em 1967, quando foi anunciado um curso noturno – e pago – de Engenharia para o ano seguinte. A reação do movimento estudantil foi imediata. A UPE fez um levantamento econômico com estudantes secundaristas que comprovava que o pagamento de anuidades impediria o acesso da grande maioria ao ensino superior. A UPE encaminhou os resultados da pesquisa à reitoria. Não obteve resposta.

Sem diálogo com o comando da UFPR, o movimento estudantil decidiu então impedir o vestibular. “E efetivamente conseguimos, pois no dia determinado para o vestibular, tomamos conta do Centro Politécnico e impedimos sua realização. Não permitimos que os alunos entrassem nas salas de aula, sem nenhuma atitude agressiva”, disse Stênio Sales Jacob, então presidente da UPE.

O triunfo foi temporário. A UFPR não aceitou as reivindicações dos universitários e marcou nova data para o vestibular: o segundo domingo de maio de 1968, Dia das Mães. A festividade não impediu uma nova manifestação – desta vez, com um desfecho diferente.

Ainda no domingo, uma multidão se reuniu na frente do quartel da Polícia Militar na rua Marechal Floriano. Eles exigiam a soltura dos 59 detidos na ‘batalha do Politécnico’. Depois de fichados, os presos começam a deixar o quartel às 19h, enquanto a multidão canta o Hino Nacional. O comandante da PM, na ocasião, fez uma advertência: “Estou avisando que a daqui pra frente a Polícia Militar não vai mais negociar. Qualquer manifestação será dissolvida a pau”.

A repressão violenta da polícia no Politécnico catalisou uma movimentação ainda maior nos próximos dias. Em greve, os universitários negociaram, já no dia seguinte, com o governador do Paraná, Paulo Pimentel. Ele propôs subsidiar as duas primeiras mensalidades dos ingressantes no curso de Engenharia. Os estudantes recusaram. Tinham planos maiores para a quarta-feira, dia do novo vestibular. Queriam derrubar de vez o ensino pago.

image-56.jpg
Ilustração de Guilherme Caldas

O planejamento da manifestação foi na noite de terça, no Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC). Um núcleo seleto de 25 pessoas – os líderes da movimentação do dia seguinte – discutiu madrugada adentro. Depois de iniciada a reunião, ninguém pôde sair – uma tática para evitar que as decisões chegassem aos ouvidos errados.

De manhã, uma multidão aguardava os ônibus na praça Santos Andrade para o Centro Politécnico. Neste momento, os líderes divulgam a nova estratégia. Iriam tomar a Reitoria enquanto a PM concentrava o efetivo no outro campus.  

Os estudantes ocuparam com facilidade os três prédios do complexo. Armaram barricadas com paralelepípedos e carros oficiais enquanto aguardavam a chegada do efetivo de quatro mil policiais que fora deslocado – em vão – ao Politécnico. Nas mãos, estilingues e foguetes. Esperavam pelo pior.

Os rojões, que minutos antes eram armas nas mãos dos estudantes, agora são disparados em comemoração à vitória. Com a resolução pacífica, os grevistas colocam os paralelepípedos da rua de volta no lugar. Na reunião de planejamento, os líderes deixaram claro a ordem de evitar danos ao patrimônio público. A exceção foi o busto do reitor Flávio Suplicy de Lacerda. Homenagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) pela construção do complexo da Reitoria, o busto veio abaixo com cordas e pedras. Com a retirada da polícia, foi arrastado pelos estudantes em passeata até a Boca Maldita.

Dias depois, o Conselho Universitário revoga a resolução que autorizava a cobrança de anuidades. 

Elizabeth Fortes, do curso de jornalismo, não presenciou o momento da queda do busto. Na hora, estava na Casa da Estudante, embebendo tiras de lençois velhos em água – máscaras improvisadas contra a ameça do gás lacrimogêneo da polícia. A participação na greve de maio de 1968 não foi a única da aluna no movimento estudantil. Em outubro, seria uma das representantes da UFPR no 30° Congreso da União Nacional dos Estudantes.

O evento da UNE foi em um sítio na pequena cidade de Ibiúna, no sul de São Paulo. O congresso reuniu delegações de todo o país. Eram mais de mil estudantes que elegeriam a nova direção da entidade. Acabaram todos presos, como anunciou a capa da revista Veja daquela semana

Em caminhões e ônibus, os detidos foram levados para o presídio Tiradentes. Elizabeth e o “grupo do Paraná” passaram uma semana no presídio paulistano antes de retornarem à Curitiba. Foram colocados em um ônibus e soltos na frente da sede da União Paranaense dos Estudantes (UPE).

Com o fracasso do congresso, cada entidade estadual ficou responsável pela eleição de seu representante a nível nacional. A reunião em Curitiba foi na Chácara do Alemão, no dia 17 de dezembro de 1968. O presidente Costa e Silva instaurara o AI-5 quatro dias antes.

O desfecho da reunião em Curitiba foi similiar ao de Ibiúna. Uma grande operação policial surpreendeu os estudantes e todos os 43 participantes foram detidos. Quinze foram condenados. Dentre os presos, duas mulheres. Elizabeth Fortes era uma delas. A condenação foi o primeiro de uma série de entraves na vida acadêmica da jornalista.

A estudante cumpriu um ano e meio de pena no presídio do Ahú. Passou os últimos seis meses sozinha depois de Judite Trindade, companheira de cela, ter conseguido a liberação.

Elizabeth entrou na UFPR em 1967. Veio transferida da Universidade Católica, onde ingressara um ano antes no curso de jornalismo. Durante a graduação, participou da diretoria do Diretório Acadêmico Rocha Pombo, que representava os alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Ao deixar a prisão, Elizabeth tentou retomar os estudos na UFPR. Esbarrou na força da Ditadura Militar dentro da universidade. 

Bibliografia

BAPTISTA, Ayrton. Quase só jornal. Curitiba: Edição do autor, 2009.

CASTRO, Emerson. Uma tribo e suas trilhas num sindicato: concepção de sindicato entre jornalistas. Curitiba: Pós-escrito, 2007.

CÔRTES, Carlos Danilo Costa. O Diário do Paraná na imprensa e sociedade paranaense. Curitiba: Editora Paranaense, 2000.

DREIFUSS, René Armand. 1964 A Conquista do Estado: Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada. 2. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

HELLER, Milton Ivan. Resistência Democrática: a repressão no Paraná. Curitiba: Paz e Terra, 1988.

POERNER, Arthur José. O Poder Jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Booklink, 2004.

URBAN, Teresa. 1968 Ditadura Abaixo. Curitiba: Arte & Letra. 2008.

0 thoughts on “

  1. car trader

    California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers
    california wrongful death attorney California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers of parking spaces made after California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers 10, it used to update California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers cache and checks for broken dependencies. While District of Columbia residents would have shelled out California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers than double that amount, with the Personal Loan EMI Calculator. An Ontario California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers insurance calculator can help you find the right coverage and the cheapest rates by …
    The post California Wrongful Death Attorneys – Experienced, Trusted CA Lawyers appeared first on Finance .

    Rwanda Finance
    BONUS 200 FREE DOFOLLOW Links SITE

    http://www.thesterlingstandard.com/2017/11/21/thankful-for-women-empowering-women/#comment-204999/
    https://rozandi.ru/blog/poyavilsya_sait#comment_3079/
    http://pravo.r1v.ru/index/8-20445
    https://sourceforge.net/p/acornkernel/discussion/mynetpcb/thread/0f52967b/
    http://superficialstyle.com/2018/08/28/excuse-my-french-im-in-france-again/#comment-83428/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1162578/
    http://9minecrafts.net/index/8-48861
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message798875/
    http://www.beastdome.com/fantasy-football-team-beast-dome/#comment-299354
    http://vsefirmi.com/users/MichaelSn
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/analytics-namibia-finance-current-news-http-travels-remmont-com/
    https://www3.xplainer.net/member.php?u=32446
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1161496/
    http://bobrdobr.ru/addext.html?url=https%3A%2F%2Fvershini.ru%2Fforum%2Fsozdanie_internet_magazinov%2Ftopic-59.html&title=Arguments%3A%20Wyoming%20Business%20Current%20News.%20remmont.com
    http://ringoferice.com/forums/topic/details-denver-finance-fresh-news-remmont-com/page/3/#post-5025
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1160958/
    https://telesam5.ru/forum/user/887956/
    http://forums.ecgrid.com/member.php?u=10440
    http://shouchiku.cocolog-nifty.com/blog/2004/11/post.html
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message799217/
    http://superficialstyle.com/2018/08/28/excuse-my-french-im-in-france-again/#comment-95928/
    http://dealandia.it/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message797556/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1163732/
    http://kotli-otoplenie.kiev.ua/product/756/reviews/?msg=2rug#add-review
    http://ukrdrive.com/preadd/autobianchi_b_u_variator_probeg_remontoa_god_vy_puska_2019_6928883.html/9ec9f76fe3fc02d1f1c666af3a4cf9f8eb8cfcb9
    http://teleprogi.ru/index/8-70765
    https://pcmutiara-rw023.com/question/credit-one-bank-credit-limit-increase/
    http://analitika.net/internet/ocherednaya-konferenciya-cpa-life-proydet-uzhe-26-aprelya-v-pitere?page=759#comment-23623
    http://votb.org/community/profile/remontsl/
    http://www.capa9.net/portada/resumen-mensual-mayo-2015/#comment-7581/
    http://www.cascina-merlata.it/home-il-nuovo-parco/#comment-2351
    http://beor-shop.ru/product/gruzilo-carp-system-vc60-60g1sht/reviews/
    http://blog.goo.ne.jp/yukino2121/e/189f100ee10cf0364d54886317b84c5f/
    http://1cena.info/profile.php?id=79480
    http://espacefr-education.com/actualites/dictionnaires-et-traductions/
    http://kccs.com.au/kccs-parent-testimonials/#comment-25619/
    http://tribemagazine.com/board/
    http://k5o.ru/blog/vesennie-skidki-i-aktsii-v-samom-razgare/#comment_9920/
    http://www.jsdirectory.com/author/remontsom/
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/news-uk-finance-fresh-news-apartment-remmont-com/
    http://www.hegoubbs.com/home.php?mod=space&uid=256586
    http://3dprinterforum.ru/threads/23329/
    http://www.bizweb.ru/topic/15977-suvenirnaia-produktciia-optom-i-pod-zakaz/page-2#entry89911/
    http://ausar.ru/events/poezdka-v-abxaziyu-na-mashine/#comment-18944/
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/arguments-vps-news-advanced-news-http-car-auto-nef2-com/
    http://puzyaka.ru/forum/member.php?u=58152
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1164181/
    http://luxrouter.ru/blog/obzor-routerov#comment_2299/
    http://www.thesterlingstandard.com/2017/11/28/holiday-gift-guide-gifts-under-100/#comment-205452/
    http://tiny-footprint.org/forum/users/remonter/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message799387/
    http://umga.ru/forum/?PAGE_NAME=message&FID=1&TID=95&TITLE_SEO=95-chiterskiy-forum&MID=162&result=reply#message162
    http://sen.wpblog.jp/2017/05/25/2017-05-25-18-00-06/comment-page-3853/
    http://thenaykedtruth.com/2018/04/the-hidden-science-behind-starbucks/#comment-76119/
    http://ipiac-nery.com/how-to-build-a-construction-marketing-plan/#comment-1609/
    http://nvmag.ru/shop/women/mitenki-i-rukava-17/chernye-mitenki-s-kosami-428/
    http://s-posad.su/shop/product/fototort-svidetelstvo/reviews/
    http://krebsforum.ch/forum3_de/index.php
    http://evakuator-dok.ru/blog/evakuator-moskvazakazy-prinimaem-24-chasa/#comment_64064/
    http://furucho.cocolog-nifty.com/blog/2015/01/2015happy-new-y.html
    http://www.gippokrat.ru/forum/user/35359/
    http://laboruniontv.org/battleground-france-who-are-the-yellow-vests/#comment-601121/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1162602/
    http://bsmcdallastx.assistmodeclients.com/page-image-hover-effects/
    http://beealize.de/forum/topic/annual-credit-report-legitimate/
    https://rozandi.ru/blog/poyavilsya_sait#comment_3223/
    http://photoblogs.ru/user/REALESTATElum/
    http://thenaykedtruth.com/2018/04/the-hidden-science-behind-starbucks/#comment-75877/
    https://blog.goo.ne.jp/tekku3/e/6aab29d13b6032871631647cd1a0ebeb?st=0
    http://www.meridianlogistic.ru/communication/forum/user/140804/
    http://ukrainakomi.ru/forum/messages/forum3/topic110/message1164227/
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/analytics-education-news-fresh-news-http-travels-remmont-com/
    http://fwkx2334.cocolog-nifty.com/sakai/2005/03/post.html
    http://billyu.me/2018/05/22/image-uploading-and-attaching-for-the-blog-project/
    http://focol.in/forums/topic/arguments-south-dakota-finance-advanced-news-remmont-com/
    http://www.thesterlingstandard.com/2017/11/21/thankful-for-women-empowering-women/#comment-241787/
    http://www.spyrits.com/chat/index.php?members/flofidapob.12671/
    http://pufmebel.ru/products/kreslo-meshok-grusha-fioletovoe-oksford-3xl/
    http://www.fmatras.ru/topic/45695-creditcar/
    http://bkuepics.cocolog-nifty.com/blog/2011/09/post-2.html?cid=141312856#comment-141312856
    http://medempowertrainings.com/forums/topic/details-indiana-finance-advanced-news-remmont-com/
    https://begoveliki.ru/products/begovel-hobby-bike-twenty-two-blu/#comment_2138
    http://www.gioturbo.altervista.org/member.php?2905-IZRAELhow
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/analytics-invest-news-current-news-http-nef6-com-category-loan/
    http://www.stroy-blog.ru/members/shalombity.html
    http://total-oc.com/product/akkumulyator_3cott_12v18ah/reviews/?msg=xwvb#add-review
    https://rozandi.ru/blog/poyavilsya_sait#comment_3010/
    http://tahiti-easycar.com/index.php/en/produit/easy-pack-2/
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/facts-fiji-business-current-news-http-travels-remmont-com/
    http://www.gamepatchplanet.com/forums/member.php?u=1711
    http://xae.xin/home.php?mod=space&uid=2789
    http://urlof.website/web-directory/actizapharma-com/?wre=MzMyMTI1#commentform
    http://lada-priora.ru/forum/member.php?u=38764
    http://bierzynski.pl/publikacje/pis-w-panice-newsweek/#comment-48919
    http://bowltec.ru/product/shar-dlya-boulinga-roto-grip-defiant-edge/reviews/
    http://forum.otcommerce.com/forums/member.php?u=26188
    http://spb-endo.ru/cons/messages/forum2/topic20/message2161/?result=reply#message2161
    http://forum.autorubik.sk/forums/tema/analytics-georgia-finance-fresh-news-http-reaestate-nef6-com/
    https://asbestosstar.com/index.php?threads/travel-insurance-quote.3738/

    https://blog.whoagirls.com/fleshlight-partnership/?unapproved=12523&moderation-hash=1f31f6f5e057771e9d427916b999ef75&bs-comment-added=1#comment-12523
    http://www.flyourflag.ca/2016/09/30/top-10-best-airports-world/?unapproved=4558&moderation-hash=3d2ceb8b3520a6fb727ecc7c0f02d1d2#comment-4558
    http://karimuntoday.com/2018/10/menggaet-pemilih-pemula-kpu-karimun-goes-to-school/?unapproved=6185&moderation-hash=4cf97ff057e45c72b383d47a8fc029e3#comment-6185
    http://quantite-sperme.com/ameliorer-son-sperme/?unapproved=21722&moderation-hash=bcaf9d57b6750f98c615f80df30e42cd#comment-21722
    http://flipthemoviescript.com/r-lee-ermey-the-drill-instructor/?unapproved=107192&moderation-hash=0039067dff1670935990b68524c4c553#comment-107192
    http://paula-miller.com/blog/2014/12/04/works-in-progress-research-symposium/?unapproved=6057&moderation-hash=a450698ac4ca9fe30d0063ac1926098a#comment-6057
    https://mymaryvilledentist.com/dentistry/tmd-treatment-in-maryville-tn/?unapproved=16922&moderation-hash=69440cab5a0a24f8ed14fff1ad13bc67#comment-16922
    http://themenofharmony.com/?unapproved=26102&moderation-hash=dbd2de8fcc4717ff2cfdad6f36cb5a5d#comment-26102
    https://applyforexam.com/pgimer-dmmchmhaphdhouse-jobm-scm-sc-mlt-january-2017/?unapproved=3382&moderation-hash=778acb3243813a61d4e14e418ad97bce#comment-3382
    http://twinflamealchemy.com/hello-world/?unapproved=10482&moderation-hash=5e81af0584b65c92cffc3ae8076c995e#comment-10482
    https://www.wikiprofessional.org/wiki/medical-transcriptionist-salary/?unapproved=3493&moderation-hash=162aae76c5c7177ccedb55e6ce3e43ba#comment-3493
    http://sign52.com/hello-world/#comment-29407
    https://tedsdesign.nl/products-page/product-category/karper-in-hand/?unapproved=27293&moderation-hash=6a04985798ee864d7edf95a6ff04234b#comment-27293
    https://luizfaquini.com/corrigir-pescoco-1-exercicio-basico/?unapproved=2385&moderation-hash=2912d91a14546712fe655ecd291cd041#comment-2385
    http://www.noveltyfundraising.co.uk/product/pirate-cutlass-sword/?unapproved=4647&moderation-hash=5524b8ef08454e3d68440597d5121fc4#comment-4647
    http://edinburgkids.com/thank-you-utrgv-students-for-giving-back-for-mlk-day/?unapproved=5129&moderation-hash=7235725d54f565c142127fd65ec7cf89#comment-5129
    http://eastcoastvtours.com/brag-board-lee-oquinn-of-keller-williams/?unapproved=24454&moderation-hash=ac4c4e5586b63a561c2ed0580323ea13#comment-24454
    http://www.bjjintensivecamp.com/advice-probably-just-wasted-on-the-white-belts/?unapproved=4227&moderation-hash=f8f46782fb2c0cf9a5a2e83ecf72ea37#comment-4227
    http://wso-au.org/ja/directors.html/wso-profile?unapproved=175647&moderation-hash=8027cf4ea0ed1999e689ac6005b85cb9#comment-175647
    http://ressurskafe.no/utlevering-av-mat/?unapproved=3359&moderation-hash=505d46e674ac20585f54af01e143bbec#comment-3359
    http://suzannelantana.com/2015/10/hello-world/?unapproved=27263&moderation-hash=2d7963530c9e0067744e83ee9ba57a03#comment-27263
    http://www.onlinebingokaiser.com/bingo-bonuses/?unapproved=2727&moderation-hash=7a8efca9f9cb09b07aaf40a12e271eea#comment-2727
    https://bestonrent.com/blog/make-your-hostel-life-a-remembering-one/?unapproved=2689&moderation-hash=3fddf2b5a8e711cb7512177c0c0d6fa5#comment-2689
    https://www.stigma-trier.de/unsere-neue-website-ist-online/?unapproved=10912&moderation-hash=93f87180f871ea05e2e5a0789daaffab#comment-10912
    http://www.seoservershome.com/index.php/495.html?unapproved=4486&moderation-hash=4ded6504cdfbd71040d0887c40fcd6b9#comment-4486
    http://esage.pt/hello-world/?unapproved=7461&moderation-hash=89617ca677f2cd5bf86efbde6cbf52fe#comment-7461
    http://www.themomalog.com/4-unexpected-ways-to-make-money-as-a-stay-at-home-mom/?unapproved=8963&moderation-hash=de7c7dc2482e3a8e929f17c47a797f45#comment-8963
    https://www.elherbolariodeines.com/blog/hambre-voraz-y-glutamato-monosodico-gms/?unapproved=21604&moderation-hash=ef6a24de9ee352aee783b48450fd2d0b#comment-21604
    http://epiccholdings.com/informed-consent-form/?unapproved=12969&moderation-hash=f04cefc0cdc879cd1f5d596042fa29d3#comment-12969
    http://chubbychanger.com/weight-gain-causes?unapproved=13332&moderation-hash=d0ef7ff5d0407ae9024530f9d75050bd#comment-13332
    http://www.innerbombshell.com/2017/10/24/ugg-season-yet/?unapproved=58920&moderation-hash=0998e1e44a3eec89bc5feb2754849e83#comment-58920
    http://www.fashioneven.com/latest-little-boy-haircuts-and-hairstyles/?unapproved=102001&moderation-hash=9a14765513b3d3fdc38c24337f34e3a3#comment-102001
    http://brianscheubleaudio.com/finger-eleven/?unapproved=19950&moderation-hash=203a3577d3138839525fbbe8c3211e3a#comment-19950
    http://www.hasanyildiz.com/en-avantajli-fiberinternet-tarifeleri/comment-page-1/?unapproved=95276&moderation-hash=e3e2a27310abd3813270e2d376130b32#comment-95276
    http://terooms.com/index.php?/topic/6731-key-auto-mall/
    https://katinokai.com/thebumpandhustle/2011/02/12/lovely-amazing/?unapproved=21268&moderation-hash=13e23c29d25c4bf69a2c11db2f8a97ae#comment-21268
    http://timykids.com/jeep-kids-beds.html?unapproved=124669&moderation-hash=688e7617bbc3cbcdda14679cc9f556c5#comment-124669
    http://whereelsetogo.com/2016/04/11/episode-9-where-else-to-go-venice/?unapproved=83&moderation-hash=c35907f8b210f068c754f39275487e45#comment-83
    http://barry-sieger.com/2015/09/barry-sieger-blog/?unapproved=92635&moderation-hash=e4bb0c065a6e0de043049ff648d15eff#comment-92635
    https://www.dailycar.org/the-first-step-to-becoming-a-rally-driver/?unapproved=4618&moderation-hash=6a786c7765b6c43395338c4495cfbb11#comment-4618
    http://auriazules.com/2018/03/24/un-paso-mas-cerca-del-objetivo/?unapproved=2003&moderation-hash=8b61256e0710232e312cddb5b631c8f1#comment-2003
    http://oriwusun.com/lnsc-ndlea-partner-to-fight-drug-abuse/?unapproved=3654&moderation-hash=0e6a13c8c38a2ca1cf715e4bbee36026#comment-3654
    http://test.heckstetter.com/hello-world/?unapproved=35053&moderation-hash=fd1cf7a6ed37ea0205b59584be8102cb#comment-35053
    https://mayvilleopendoor.org/looking-for-a-moms-group/?unapproved=4292&moderation-hash=5465a987d683bb3c3a2ee9a8d6a0ea84#comment-4292
    http://www.karmakafeusa.com/2016/07/09/expect-come-karma-kafe/?unapproved=5674&moderation-hash=6d7d9bb7cbc7844be3c7a469cb3c7c9e#comment-5674
    http://ireneandzzane.wpengine.com/4-months-to-go-and-an-updated-location/?unapproved=23022&moderation-hash=4ead613366750a0fc3f5bbf062ea4b70#comment-23022
    http://french-american.tv/blog/2014/04/30/jean-luc-besset-live2times-com/?unapproved=30337&moderation-hash=8f0e4e2def83c62d866f563d68cd01ff#comment-30337
    https://iheartblank.net/stay-progressive-business-heres-go-away/?unapproved=4019&moderation-hash=0a8f50eedb4da7bb05cb93f271336360#comment-4019
    http://lissysalt.com/the-next-chapter/?unapproved=14158&moderation-hash=8d5982aac6fc70a4ca1af4bbc81d9e5d#comment-14158
    https://lisbomun.pt/2018/06/03/announcing-lisbomun-blog/?unapproved=2967&moderation-hash=f54859f1d1cc65fed274c0160cf9527f#comment-2967
    https://kasiamisztela.pl/zdrowe-odzywianie/?unapproved=11583&moderation-hash=d48354d9c8ca9e8b3eb98278e5baa87c#comment-11583
    https://btdunyasi.net/forum-on-rural-vitalization-to-be-held-in-sw-chinas-chengdu/?unapproved=751&moderation-hash=401d2fa1b12f8bf72a51fcad6715f115#comment-751
    http://www.smf-services.fr/actualites/smf-services-actu/cle-minute-5290.html?unapproved=96378&moderation-hash=8f5d7eea5cd06e4509e82ba352e25fbe#comment-96378
    http://www.askmro.com/root-cause-analysis-of-equipment-breakdowns/?unapproved=240&moderation-hash=3256eeb542309219e53253a5f2735706#comment-240
    http://www.czechfighters.cz/2014/10/15/olymp-privital-230-zapasniku/?unapproved=60545&moderation-hash=d714ccaa5c572d510317d9fc8e5fc91a#comment-60545
    https://skurt.de/2008/02/19/mobile-monday-1-besucherkommentar/?unapproved=989&moderation-hash=23b1e2fa00c64bf4df1aa994fcfeebdc#comment-989
    https://guylifestyle.com/causes-impotence-young-males-tips-harden-erections/?unapproved=3437&moderation-hash=d5af2e92dda10d3c9c1ab25e1cd0ddb4#comment-3437
    https://tourdeindia.in/blogs/?unapproved=3668&moderation-hash=84bdf09c14a2a0f811c2b0fbf49a3948#comment-3668
    http://rediscoveringtheradical.org.uk/home/5c9a2033/?unapproved=7294&moderation-hash=718728d935940242081717d5bbab6dc1#comment-7294
    https://mobilenotarybyandrea.com/life-authorization-form/?unapproved=5911&moderation-hash=2bebd9514f2a8a5ee8a659216300a18c#comment-5911
    http://hashcodeprogrammers.com/2017/09/neo-chinas-ethereum/?unapproved=130768&moderation-hash=734c40d5b54837db6d0c6721ebbe8a5c#comment-130768
    https://1-stromvergleich.com/compare-energy-prices/?unapproved=9166&moderation-hash=be882bfaf2908f57a96899b5c6be2b8b#comment-9166
    http://www.judyschindler.com/66-years-ago-today/?unapproved=21341&moderation-hash=e4592349d67db622d6aa35f41d61b2ea#comment-21341
    http://kse-egzaminator.pl/zyczenia/?unapproved=7127&moderation-hash=3b33bf3cc9450e89229704e6f6758d16#comment-7127
    http://compraasturias.com/2017/05/14/chapas-vintage/?unapproved=4927&moderation-hash=a3969c71b4fc7f8dcf7905ae2930eaea#comment-4927
    http://myhillyard.org/hello-world/?unapproved=4099&moderation-hash=fedb018753a248f829dce564e4b2772c#comment-4099
    http://myteen-mom.com/love-hurts?unapproved=30580&moderation-hash=d43dbfc3e3807316a1bd725ae70332eb#comment-30580
    https://supertlumacz.pl/jak-napisac-dobry-artykul-naukowy/comment-page-1/?unapproved=10679&moderation-hash=1f94345c9b7abd7d4bbabae055d29cef#comment-10679
    http://safiraenggar.student.umm.ac.id/2016/01/27/tuban/?unapproved=17001&moderation-hash=d19c5ba3f8bfd5150d3d08d557c87d01#comment-17001
    https://www.hpjax.com/2015/11/11/preventing-holiday-weight-gain/?unapproved=2807&moderation-hash=bf81643fdfec4e1134ad3e85c1cd6ab1#comment-2807
    http://www.skitzone.com/2013/mongoose-vs-cobra/comment-page-1/?unapproved=190481&moderation-hash=aef98ba4ebf67e4409cc1424d982a6e7#comment-190481
    http://copperandtheory.com/proposed-policy-changes-in-bc/?unapproved=471594&moderation-hash=974d42b55b4673f8c3016fb4a462dc90#comment-471594
    http://blog.miraclewebtechnologies.com/8-web-development-trends/?unapproved=193386&moderation-hash=1533cad4d8a0789cdabe748158987525#comment-193386
    https://buduactiv.ru/2018/02/22/razminka-pered-trenirovkoi-doma/?unapproved=14434&moderation-hash=253c4b34452c54f94216898e83f324a2#comment-14434
    https://madame-zenista.com/about/?contact-form-id=2&contact-form-sent=130888&contact-form-hash=d62c464153ad9a215e267c2465919460ee2cfd3f&_wpnonce=20d3b45e56
    https://herthabase.com/2018/03/05/podcast-hb63-rekik-regelt/?unapproved=3558&moderation-hash=65dbb7eef6cfc879a682fc29b8e383f9#comment-3558
    https://vastok.com/blog-text/?unapproved=22634&moderation-hash=ad1be3434a03c5229ecbc7e2bf7f6c48#comment-22634
    http://andhd.info/all-weather-window-and-doors/?unapproved=3998&moderation-hash=87010576e1afd51e13bce952646e378a#comment-3998
    https://www.tigisoftware.com/default/?page_id=78&unapproved=10588&moderation-hash=01fe679c00f4656afd653d144d542432#comment-10588
    https://mcfarlanepaving.com/theres-no-getting-around-it/?unapproved=36293&moderation-hash=742d30282c84e54776dfa1630aa15e57#comment-36293
    http://forum.unicron.com/viewtopic.php?f=31&t=15671
    http://blog.nameastarlive.com/the-star-of-bethlehem/?unapproved=87930&moderation-hash=6fcb9c6167521d03daa51dd98d59980b#comment-87930
    https://buffedd.com/the-best-green-smoothie-recipes-our-top-5/?unapproved=18204&moderation-hash=d598919ade473ca6734cfa632477dfc6#comment-18204
    https://fountainofhopelv.com/stewardess-board/?unapproved=5779&moderation-hash=b9aeeaee7b405bb12fd5199395edb543#comment-5779
    http://thegodfatherofairguns.com/basics/a-short-history-of-the-bb/?unapproved=21669&moderation-hash=8146bdaa745cb858d5a1a762debe3e53#comment-21669
    http://drfolch.com/from-the-desk-of-dr-damian-folch-4/?unapproved=22028&moderation-hash=4f5aa5ca8bcd87b2fa12270913a670ca#comment-22028
    http://noname-games.com/blog/en/unity-how-to-track-number-of-days-in-game/?unapproved=50188&moderation-hash=4f5f1d8f40358a7b6cda70528ac5ab4a#comment-50188
    https://assembleiadedeussp.com.br/2015/09/03/vida-abundante/?unapproved=3284&moderation-hash=3149266db92a79f4a77f2514b81a0dbc#comment-3284
    https://markeninja.com.br/guest-post-o-guia-completo/?unapproved=38193&moderation-hash=af58d4352fb56b8dc1d7545b4fe5b833#comment-38193
    http://vivekkrishnan.com/wedding-albums/?unapproved=187308&moderation-hash=d60da12d40b5ec5456fe45fc03ceb304#comment-187308
    https://teamneverquit.com/blog/brians-coal-mine-story/?unapproved=5240&moderation-hash=60939ea73cceeca68bd2c57a9f5804dd#comment-5240
    https://760marketing.com/marketing-tips/choose-right-social-media/?unapproved=46439&moderation-hash=7c2d99a12e628b4a0e7f0a318b9531dc#comment-46439
    https://madpong.com/product/madwish-pro/?unapproved=13439&moderation-hash=5f2e1dfc88f19ed220f497ed2f959b85#comment-13439
    http://emmahas.se/2013/03/02/okej-nu-far-det-bli-sahar/?unapproved=17188&moderation-hash=8ac7ee588751ffcfa3f14a574972a711#comment-17188
    http://www.messhall.org/worst-clutter-areas-in-your-bedroom/?unapproved=1864&moderation-hash=bcef33526ead6e1665ad30bb75458aae#comment-1864
    http://www.firsat35.com/blog/sanat-kenti-izmir/?unapproved=17781&moderation-hash=7db1e8126d4736aa1bbce8c30ad422cb#comment-17781
    http://elmstreetsolutions.com/elmstreetsolutions-com-is-now-open/?unapproved=15322&moderation-hash=bcefebe1a7c64800b83f7e7d9de0b066#comment-15322
    https://bagelbiz.com/product/garlic-bagels/?unapproved=52714&moderation-hash=5a0fbf9ddbffc524cceb4f7f1d8803f3#comment-52714
    http://www.cab713.com/iron-pony-to-sell-triumph-motorcycles/?unapproved=46410&moderation-hash=5eee22c498e2e912f3aab0e100ff66e4#comment-46410
    http://diasporawire.com/eu-migrant-quotas/?unapproved=17806&moderation-hash=377655e29501e47e0c74febd3ae1e8fe#comment-17806

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *